quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Olhar





 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJthdeAfJcCDZgSLPRTX0fOV93gncMQ191yLI2N5iyZEh4XApJ3Z9d77FDetZIe1jQszgpA2elfGDx3T20hP-6gO3eFJHnCQkbqRAb-b4VRjaR-r5aE_Yc6f5dCheGEBe8sQ7R-yNv8GoL/s1600/Olhar+de+Deus.jpg






 Quando todos vamos parar de olhar para essas pessoas com preconceitos morais e pruridos amorais ? quando vamos começar a olhar o outro como irmão? ...sem marcaras, olhando de verdade, no olho , dentro.. sabe, aquele olhar que é possível se ver no outro.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Palavra

"Palavras não são só palavras... Nunca.
 Palavras têm forma, cor, e textura, palavras têm peso, tem cheiro e tem gosto... Palavras têm alma e tem rosto, palavras têm vida...
Existem palavras-arma, que atiram e machucam, podem até matar. Não pessoas, sentimentos. Palavras-agulha, o que elas injetam faz efeitos diferentes em cada um... Ou não fazem efeito algum. Palavras-bálsamo, se ditas na hora certa aliviam a dor, Palavras-chiclete, ficam marcadas, grudadas, pra sempre. Palavras-felpa, nunca se consegue extrair por inteiro... Palavras-chave, que abrem qualquer porta. São as mais perigosas, nunca se sabe o que vai encontrar. Pode ser um trem, que te atropela, um jardim, ou um local de acesso restrito... Palavras-kleenex, servem prá secar lágrimas, Palavras-borboleta, que voam, palavras-pernilongo, zumbem no teu ouvido e tu não sabe de onde vem... E, meu Deus, palavras-tumor, se retiradas a tempo não matam. As palavras nunca são só palavras. Sim, a boca só obedece o cérebro, logo, palavras são pensamentos, de momento ou de uma vida. Antes de sair, elas passam pela alma, pelo coração... E pela cabeça. Então, my beloved, cuidado com as tuas palavras, elas são tudo que eu tenho agora.”


Clarah Averbuck

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Depressão, uma companheira invisivel e perigosa. part01

 Eu estou passando por um processo que eu neguei por 06 anos , eu acreditava que podia me ver livre desse horror até porque eu ainda tenho preconceito moral com essa doença, então quando eu sentia dor , eu , tomava um anti-inflamatório e estava tudo bem , quando tinha todos os sintomas de um infarto eu rezava , quando eu chorava sem explicação, me sentia a pessoa mais ingrata do mundo , quando perdi 10 quilos e não notei ( só pra lembrar sou mulher e Leonina ), quando notei , já faziam 05 meses que eu não descia a escada do meu prédio, entrava em pânico só de pensar que teria um evento novo e eu poderia ser convidada. Mais um não , mas uma desculpa, pra não rever as pessoas que tanto amo. 
Em 2008 tive um espasmo muscular de grau altíssimo, fui parar na emergência do hospital de base , primeiro cardiologia , depois psiquiatria, pra variar , lá eles acharam que era um chilique , um pouco de stress, então e bendita medica me medicou com RIVOTRIL ,me enfiou uma receita debaixo do braço e mandou eu tomar um comprimido todos os dias antes de dormir e apaguei 06 anos da minha vida , fui um robot por 06 anos.Trabalhava no automático , pensava e vivia no automático , sem errar , sem sair do eixo , sem perder as estribeiras sem sentir e mais uma vez como fiz na infância , como fiz em toda a minha vida , engoli , somatizei , mais uma vez.
 Um belo dia , recebi uma visita e resolvi tomar umas cervejas, nessa de bebe daqui ouve-se uma musica dali , ouvi balada da Gisberta e quase morri numa tristeza profunda que me consumiu a alma de uma forma muito estranha , eu queria morrer.


 Perdi-me do nome,
Hoje podes chamar-me de tua,
Dancei em palácios,
Hoje danço na rua.
Vesti-me de sonhos,
Hoje visto as bermas da estrada,
De que serve voltar
Quando se volta para o nada.
Eu não sei se um Anjo me chama,
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar.
Eu não sei se a noite me leva,
Eu não ouço o meu grito na treva,
O fim quer me buscar.
Sambei na avenida,
No escuro fui porta-estandarte,
Apagaram-se as luzes,
É o futuro que parte.
Escrevi o desejo,
Corações que já esqueci,
Com sedas matei
E com ferros morri.
Eu não sei se um Anjo me chama,
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar.
Eu não sei se a noite me leva,
Eu não ouço o meu grito na treva,
E o fim quer me buscar.
Trouxe pouco,
Levo menos,
A distância até ao fundo é tão pequena,
No fundo, é tão pequena,
A queda.
E o amor é tão longe,
O amor é tão longe
O amor é tão longe
O amor é tão longe.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Notíci

Afin



A área de conhecimento e trabalho intitulada “Gestão Ambiental” vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental?
Para responder esta difícil pergunta, antes de tudo deve ser esclarecido que a Gestão Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.
Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. Com o advento do termo “desenvolvimento sustentável” tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração “racional” dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.
O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.
Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros).
Esta diferença de significados, na verdade, não é importante, o que é realmente importante é promover a Gestão Ambiental em todos os seus aspectos.
Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.